,

Inicia a X Assembleia Geral da COICA

Comunicaciones COICA

COIAB, 21 de junio, 2018.- Com o canto de «coragem» entoado pela bolivariana Nazareth Flores iniciou pela manhã a X Assembleia Ordinária da Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica(COICA) com a presença de 90 delegados dos 9 países da bacia amazônica.

A delegação do Brasil representado pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira(COIAB) participa com 10 delegados e um 01 dirigente.

A coordenadora da COIAB, Nara Baré, compôs a mesa junto com o coordenador da COICA, Edwin Vasquez, a coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil(APIB), Valéria Paye e demais membros das organizações indígenas que compõe a COICA.

Nara saudou e agradeceu o esforço coletivo, parceiros e povos indígenas amazônicos, assim como dos parceiros pela confiança de cada vez mais ajudar, melhorar e aprender uns com os outros.

Baré lembrou das mulheres indígenas como símbolo de coragem que cada vez mais conquistam seu espaço, fortalecem autonomia e empoderamento de participação política nos espaços de decisão.

Valéria Paye, coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil(APIB) refletiu sobre a necessidade de participação mais efetiva das mulheres e jovens indígenas no âmbito da COICA. Considerou que a IV Cumbre foi um momento crucial para identificar os desafios enquanto povos indígenas da bacia amazônica.

Citou a criminalização do movimento indígena, a invasão dos territórios, a desligitimação dos povos indígenas em suas lutas e inúmeras ameaças de violação dos direitos indígenas no Brasil.

Sobre as mudanças climáticas, Paye, destacou o cuidado dos povos indígenas com o meio ambiente, um bem que beneficia a sociedade e todo o mundo. » Somos os maiores cuidadores desse bem que beneficia a sociedade e o todo o mundo», pontuou Valéria.

» Estamos aqui para somar, socializar as diversas situações que enfrentamos em nossos países e aqui, nos fortalecer e energizados voltar para enfrentar os desafios que encontraremos em nossos territórios», concluiu Valéria saudando toda delegação indígena amazônica.

O coordenador da COICA, Edwin Vasquez, saudou o Conselho Diretivo e em uma mensagem de união agradeceu o apoio recebido durante a sua coordenação nos quatro anos, 2014 a 2018.

Em seguida, os encaminhamentos da Assembleia, escolha da comissão eleitoral, agenda e regulamentos da X Assembleia e outros encaminhamentos.

Sobre a Assembleia

A X Assembleia Geral da COICA tem por objetivos gerar políticas, propostas e ações a nível local, nacional e internacional para promover o desenvolvimento equitativo das nacionalidades amazônicas e dos povos indígenas.

É um espaço de consolidação dos diferentes níveis de organização do movimento indígena amazônico, com a participação de lideranças indígenas dos nove países da bacia amazônica representando as organizações indígenas AIDESEP do Peru, CIDOB da Bolívia, COIAB do Brasil, CONFENIAE do Equador, FOAG da Guiana Francesa, OPIAC da Colômbia, ORPIA da Venezuela e OIS do Suriname e APA da Guiana.

É o espaço onde também se planeja as linhas de ação da COICA para o próximo quadriênio, bem como a eleição da nova coordenação geral os atuais conselheiros dos países membros.

A Assembleia, faz parte da programação dos eventos da COICA, que iniciou na segunda-feira, 18, com o II Congresso das Mulheres Indígenas Amazônicas.


Redacción: Equipe de Comunicação da COIAB
Fotos: Mayra Wapichana